terça-feira, 16 de agosto de 2011

Identidade do som

Está certo que com os avanços da tecnologia muita gente já não compra mais CDs como em tempos atrás. Desde que o download tirou esse "encanto" de ir à loja e ficar ouvindo os CDs e depois leva-los para casa para completar a coleção, que muita gente nem se preocupa com a "casca e o conteúdo". Eu me refiro a "casca" como a capa do cd. Já percebeu como algumas capas tem absolutamente tudo a ver com as músicas? Olha só:



Any minute now. Soulwax



Parece vários pontinhos sem lógica nenhuma né? Chega a cadeira para trás e aperta um pouco os olhos e vai dar de ver o nome do álbum da banda. 
A ideia de ilusão de óptica segue por dentro de todo o encarte. Criativo trabalho de Trevor Jackson. 



Day and Age. The Killers



Álbum de 2008 da banda de rock alternativo. A arte toda do álbum foi criada pelo ilustrador Paul Normansell. Day and Age ( Dia e Idade) já dá mais ou menos pra perceber porque os próprios integrantes apareceram no álbum né?

Dangerous. Michael Jackson


O álbum Dangerous do Michael (1991) possui um clima de mistério, de tensão e dinamismo. Você pode notar isso nas músicas Dangerous, Who is it e Remember the Time, que têm um quê de oculto. E vamos combinar que criar uma capa clean para MJ, que exalava excentricidade, seria um pecado.
Na época, o artista contratado por Michael foi Mark Ryden, ilustrador inspirado pelo ambiente fantástico, surrealismo e fortes simbologias.
O processo de trabalho de Mark se baseava em ouvir as faixas do álbum de Michael à medida que elas terminavam de ser gravadas, além de ser influenciado pelos títulos das mesmas. O título do álbum, “Dangerous”, foi o principal ponto de partida para o desenho.
A arte da capa está cheia de significados e simbologias. Nada de mais pro músico do álbum né?



Under the Iron Sea. Keane



A arte da capa deste álbum de 2006 do Keane é da ilustradora finlandesa Sanna Annukka. Interessante ressaltar que a arte ocupa todo o encarte, de cima a baixo, formando uma imagem única, vertical, linda!
Fora que os trabalhos desta ilustradora são maravilhosos, cheios de referências folclóricas e cores sólidas.



Death Magnetic. Metallica



A criatividade no álbum de 2008 do Metallica está no detalhe de a sepultura ser realmente um buraco. Em todas as páginas do encarte está lá, a faca da sepultura te acompanhando, como um íma. É de extrema sincronia com o título do álbum. Bom, e com o estilo musical da banda então, sem comentários…

Dark Is the Way, Light Is a Place. Anberlin


O baterista da banda, Nate Young descreve a capa como “um desenho feito à mão, em carvão, que encaixa perfeitamente com o clima das músicas”. A arte é de Michael Zavros, um dos maiores ícones jovens da pintura realista na Austrália. O álbum é de 2010.

Legal né? Espero que gostem! Osculis Osculis
















Nenhum comentário:

Postar um comentário